INFORMAÇÕES DIVERSAS

Calendário Letivo

Todo ano, a UFSM define um calendário letivo. Neste calendário, é possível saber as principais datas das atividades da UFSM, que são válidas para toda a universidade. Dentre essas datas, estão os períodos de matrícula, rematrícula, informações para os calouros, feriados e pontos facultativos, entre outros.

Calendário acadêmcio

Moodle

O moodle é um portal utilizado entre professores e alunos, para facilitar o depósito de materiais e para a realização de fóruns nas disciplinas. Para acessar o moodle, basta entrar em selecionar a sua opção e entrar com a sua matrícula e senha.

Moodle UFSM

Guia do estudante

O guia do estudante é mais um auxilio que a UFSM disponibiliza para seus alunos. Em cada semestre que alunos novos ingressam, a universidade distribui o guia do estudante, que é um guia onde há todas as informações necessárias para que o estudante consiga compreender o funcionamento e as possibilidades que a UFSM oferece, e também organizar sua vida acadêmica. Para visualizar o Guia do Estudante, acesse http://site.ufsm.br, passe o mouse na aba Alunos e clique em Guia do Estudante.

Links muito úteis

UFSM: http://site.ufsm.br/

PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis): http://w3.ufsm.br/prae/

A CEU (Casa do Estudante Universitário): http://w3.ufsm.br/ceu1/contato.html

RU (Restaurante Universitário): http://ru.ufsm.br/

ATU (Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros): http://www.atu.com.br/linhas.php

Biblioteca Central: http://w3.ufsm.br/biblioteca/

Portal do aluno

O portal do aluno é uma ferramenta que auxilia os alunos a controlarem seus quadros de horários e seus quadros de notas, além de poderem verificar e imprimir comprovantes de matrícula, históricos escolares simplificados, certificados e atestados, verificar seu índice de desempenho acadêmico, solicitar o trancamento da matrícula ou requerimento de dispensa ou aproveitamento de disciplinas. Dentro do portal do aluno também é possível editar os dados cadastrais.Para ter acesso ao portal do aluno, é necessário ser matriculado na universidade. O login é feito com a matrícula do aluno e uma senha. Esta senha é gerada automaticamente quando o aluno faz sua solicitação de matrícula assim que ingressa na universidade, mas é possível mudá-la depois.

Portal do aluno

DOCUMENTOS

I

Marca do Curso de Desenho Industrial

I

PPC 2015 Apresentação

I

PPC 2015 Completo

I

Horários primeiro semestre de 2018

VIDA NO DI

PROJETAR - EMPRESA JUNIOR DE DESENHO INDUSTRIAL

A Projetar Empresa Júnior de Desenho Industrial é uma instituição de caráter educativo e sem fins lucrativos fundada em dezembro de 2004. Tem suas equipes compostas por alunos do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, e conta com o apoio e orientação de alguns professores. Além de aplicar de forma prática os conhecimentos obtidos no curso de Desenho Industrial, os alunos também aprendem a trabalhar em equipe e a gerenciar negócios, desenvolvendo tanto o lado empreendedor, quanto o lado pessoal. A Projetar também possui a sua própria metodologia, que foi desenvolvida pelos professores Volnei Antonio Matté e Fabiane Vieira Romano, e os ex-alunos Marcelle Cassol Licht e Matheus Lopes Costa

A Projetar realiza projetos de programação visual e projeto de produto, com alta qualidade. O público de destino são autônomos e pequenas e médias empresas. Oferece criação de marcas e identidade visual completa, projetos de diagramação e ilustração, cartões de visita, flyers e folders, cartazes e banners, projeto de sinalização, websites, projetos para mídia social, projetos de mobiliário, projetos de joalheria, de eletroeletrônicos, de utensílios, de vestuário e de embalagem.

A sede da empresa encontra-se no prédio do Centro de Artes e Letras da UFSM, na Avenida Roraima, nº 1.000, prédio 40, no bairro Camobi.


Para mais informações, acesse a página facebook.com/projetarej ou envie um email para projetar@gmail.com
      

CENTRO ACADÊMICO DO DI

O Centro Acadêmico do Desenho Industrial (CADI) é uma instituição sem fins lucrativos que representa os alunos do Desenho Industrial. A equipe é composta somente por alunos do curso, tendo como cargos: de presidente, de vice-presidente, de secretário, de tesoureiro e de comunicador.
    
A missão do CADI é representar os alunos do DI e estimular a participação nas questões acadêmicas, defendendo os interesses dos estudantes e contribuindo para a conscientização dos seus direitos e deveres como aluno. O CADI proporciona um curso mais integrado e dinâmico, além de promover a aproximação entre discentes e docentes.
Curta a página cadiUFSM.

GRUPO DE PESQUISA DESIGN, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Esse grupo de pesquisa, coordenado pela Profa. Dra. Débora Aita Gasparetto tem o intuito de mobilizar articulações teóricas e práticas no campo do desenho industrial, a partir de pontos de conexão interdisciplinares com outros campos da ciência e tecnologia, impactando na pesquisa e desenvolvimento de projetos e produtos inovadores, sustentáveis e que dialogem com o espaço-tempo no qual estão imersos. Fazem parte de nosso background conceitual e prático temas como IHC (Interação-Humano Computacional), IHAC (Interação Humano-Animal-Computacional), Design de Interfaces, Design da Informação, Design de Interação, UX Design, Testes de Usabilidade e Acessibilidade, Neurociência aplicada ao design, Interfaces para Games, Interfaces para IoT (Internet of Things). A partir dessas conexões, o intuito é promover pesquisas de ponta e contribuir para a inserção, cada vez maior, do Brasil nas pesquisas que incluem design, ciência e tecnologia.

Curta a página decitec.cnpq no facebook ou acesse as produções no Grupo do Cnpq