O Desenho Industrial, pela sua essência, situa-se na área das atividades projetuais, responsabilizando-se, em parte, pelo desenvolvimento da cultura material, comportamental e ideacional por meio do projeto de produtos industriais.

Desenho Industrial UFSM

ORGANIZAÇÃO

O curso de Desenho Industrial da UFSM está organizado de acordo com a metáfora da galáxia. Tem-se um núcleo central denso que corresponde as disciplinas que o aluno terá que cursar obrigatoriamente para poder, posteriormente, escolher áreas para se aprofundar. As disciplinas do ciclo fundamental correspondem as bases do Desenho, Cor, Volume e Espaço Tridimensional, História da Arte e Desenho Industrial, bem como o aprendizado de ferramentas, softwares, e sistemas de produção industrial e gráfico.

O núcleo de consolidação é responsável pelo aprofundamento do aluno no contexto das áreas de seu interesse. É aqui que começam as experiências nos laboratórios profissionalizantes. Os laboratórios correspondem as áreas em que o aluno de Desenho Industrial da UFSM pode desenvolver suas habilidades, conhecimentos e atitudes. Atualmente, existem 14 laboratórios que abrangem áreas de artefatos, comunicação e ambiente. O aluno escolhe, no mínimo, 7 dos 14 laboratórios para cursar. Cada laboratório possui carga horária de 120 horas, contendo turmas de até 11 alunos, o que permite que os acadêmicos desenvolvam projetos mais complexos, com orientação mais presente.

O núcleo de validação corresponde à área que o aluno deseja aprofundar o seu conhecimento. Num primeiro momento, o aluno escolhe 3 laboratórios que já cursou previamente, para ampliar o seu estudo e cursa novamente, agora como laboratório orientado. Isso contribui no aprimoramento de sua capacitação para atuar nas áreas de seu interesse. O ciclo de validação ainda contempla o Trabalho de Conclusão de Curso e o Estágio Profissionalizado, nos quais o aluno pode se especializar, realizando uma pesquisa aprofundada e tendo uma experiência profissional nas suas áreas de interesse.

É importante destacar que o curso de Desenho Industrial da UFSM  possui como um de seus aspectos mais característicos a união das habilitações de Programação Visual e Projeto de Produto. Desta fora, o curso fica organizado em três grandes áreas, Comunicação, Ambiente e Artefato.

Os alunos poderão ter a formação de um profissional completo, com conhecimento amplo, pois terá  trânsito pelas duas áreas antes independentes. Para que isso ocorra, a estrutura conceitual curricular é pautada pela flexibilidade e pelas mudanças significativas nos processos de ensino-aprendizagem.

LABORATÓRIOS

DISCIPLINAS

10º

3420h (Fixas) + 120h (DCGs) + 120h (ACGs) = 3660h total
DCGs - Disciplinas Complementares de Graduação
ACGs - Atividades Complementares de Graduação