DESIGN DE EXPERIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA O TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE SANTA MARIA, RS

Autor(es) Josiane Longhi Siqueira, Fabiane Vieira Romano
Publicado: Congresso Brasileiro de Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Produtos Ano: 2015

Este artigo estuda o design de experiência do usuário e sua aplicação em um projeto voltado para o transporte público de Santa Maria, RS. Inicialmente foram realizadas pesquisas sobre o design de experiência, sobre o contexto do transporte público e o utilizo da tecnologia como estratégia para melhorar a o serviço de transporte público. Após, com o auxílio de uma pesquisa, identificaram-se dois problemas principais: a compra de passagens e a falta de informações nas paradas de ônibus. O objetivo do trabalho tornou-se o desenvolvimento de uma máquina de venda de passagens, localizada nas paradas de ônibus que contasse com informações a respeito de linhas e horários. O projeto foi realizado com base em métodos de design de produto e de design de experiência. Como resultado, obteve-se um produto modular onde podem ser acopladas tanto a máquina de venda de passagens quanto um banco ou um outdoor, possibilitando a composição de uma parada de ônibus.


Palavras-chave: Design de Experiência; Venda de Passagens; Transporte Público;
Área: GDP e Inovação