A GESTÃO DA IMAGEM PROFISSIONAL PARA DESENHISTAS INDUSTRIAIS

Autor(es) Raquel Bottino Pivetta
Orientador(es): Fabiane Vieira Romano
Ano: 2017

O trabalho consiste em propor uma reflexão sobre a importância da gestão da imagem profissional para desenhistas industriais e algumas diretrizes/noções básicas voltadas ao marketing pessoal. Tendo em vista o perfil esperado deste que deve reunir um conjunto de fatores, que envolvem conhecimentos; habilidades de comunicação, de relações interpessoais, para administrar conflitos; atitudes de autonomia, responsabilidade, comprometimento, honestidade e ética no exercício da profissão; e por fim, além de ser tecnicamente apto, possuir competências menos tangíveis, comportamentais e emocionais. Para isso, foi necessário pesquisar, analisar e compilar referenciais teóricos, voltados ao marketing pessoal – apresentação pessoal; postura, comportamento e atitude profissional; construção de redes de contatos, criação de identidade visual própria e comunicação eficaz. E com as pesquisas realizadas, contribuir para a compreensão e construção de uma imagem pessoal e profissional adequada de modo a ser bem lembrado e valorizado. O trabalho é composto por duas partes principais: a primeira trata do referencial teórico; a segunda apresenta a produção do guia, utilizando-se a metodologia de Brod Junior e Romano (2013). O resultado deste trabalho foi um guia para compilação das pesquisas feitas, destinado aos desenhistas industriais, de modo a orientá-los e auxiliá-los na vida profissional.

Obs.: O link pro ISSU é o seguinte: https://issuu.com/raquelpivetta/docs/