INOVANDO NA VENDA DE PASSAGENS: DESIGN DE EXPERIêNCIA PARA O TRANSPORTE PúBLICO DE SANTA MARIA

Autor(es) Josiane Longhi Siqueira; Fabiane Vieira Romano
Orientador(es): Fabiane Vieira Romano
Ano: 2015

Este artigo estuda o design de experiência do usuário e sua aplicação em um projeto voltado para o transporte público de Santa Maria, RS. Inicialmente foram realizadas pesquisas sobre o design de experiência e sobre o contexto do transporte público, incluindo o uso de tecnologias aplicadas para melhorar a qualidade desse serviço. Após, foi avaliado o contexto onde o projeto se insere, seus usuários e a realidade do transporte público local. Com o auxílio de uma pesquisa, identificaram-se
dois problemas principais: a compra de passagens e a falta de informações nas paradas de ônibus. O objetivo do trabalho tornou-se o desenvolvimento de uma máquina de venda de passagens, localizada nas paradas de ônibus, que contasse com informações a respeito de linhas e horários. O projeto foi realizado com base em métodos de design de produto e de
design de experiência. Como resultado, obteve-se um produto modular onde podem ser acoplados tanto a máquina de venda de passagens quanto um banco ou um outdoor, possibilitando a composição de uma parada de ônibus.