A METáFORA COMO RECURSO DE REPRESENTAçãO NA NARRATIVA VISUAL

Autor(es) Mateus Lopes Costa
Orientador(es): Maurício Elias Dick
Ano: 2016

A comunicação visual humana é carregada de indícios de sua origem experiencial do mundo e a metáfora tem grande papel nas linguagens usadas hoje, igualmente na visual. As metáforas possibilitam ao homem conceituar e dar significado às coisas, potencial que também pode ser aplicado às formas narrativas, em especial às narrativas visuais. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender a função da metáfora na narrativa visual; e como objetivos específicos: (i) investigar o uso da metáfora na comunicação humana; (ii) estudar a narrativa visual e seus diferentes tipos de representação; (iii) desenvolver uma série de ilustrações conceitual e visualmente metafóricas como forma de representação em uma narrativa visual. Tem como referencial teórico dois capítulos, um apresentando breves estudos em semiologia e estudos aprofundados em metáfora, focado em metáforas visuais; e outro que busca compreender as maneiras de se aprimorar o desenvolvimento uma narrativa visual. Logo após apresenta-se os capítulos referentes à prática projetual. O resultado desta pesquisa consiste num conjunto de
ilustrações metafóricas reunidas numa única imagem de contexto narrativo monocênico aplicadas ao cartaz de divulgação da peça teatral Travessias.

Palavras-chave: metáfora; narrativa visual; ilustração.

 

Metaphor as resource on depicting visual narrative.

Abstract

Human visual communication bears evidence of its experiential origin in the world and metaphor has major role in current in use languages, as well as in visual one. Metaphors allow man to concept and give meaning to things, such potential can be also applied to narrative forms, especially visual narratives. Thus this study chiefly aims to comprehend the role of metaphor
in visual narrative; as for specific goals: (i) investigate the use of metaphor in human communication; (ii) to study visual narrative and its different types of depiction; (iii) to develop a series of conceptually and visually metaphoric illustrations as means of visual narrative representation. Its theoretical background has two chapters; one presents brief studies in semiology
and deeper studies in metaphor, focusing on visual metaphors; and the other one seeking to comprehend ways to improve visual narrative development. Further there are presented the chapters relating to the practical project. This research results as a set of metaphoric illustrations gathered in a single image of monoscenic narrative context applied to Travessias play poster.

keywords: metaphor; visual narrative; illustration.