A UTILIZAçãO DE ESTRATéGIAS DE GAMIFICAçãO EM UMA INTERFACE DIGITAL

Autor(es) Matheus Pacheco Cunegato, Maurício Elias Dick
Publicado: SBGames Ano: 2016

O termo gamificação, originalmente do inglês gamification, corresponde ao uso de elementos de games em outros contextos que não sejam aqueles de entretenimento puro. A proposta deste conceito é tornar tarefas comuns mais atraentes e motivadoras, adicionando o elemento lúdico a elas. Nesse contexto, a gamificação tem sido bastante utilizada em interfaces digitais, pois possui potencial para a criação de motivação e entretenimento na realização das mais variadas atividades no ambiente digital. Assim, de modo a compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto das interfaces digitais, este estudo teve por objetivo apresentar a aplicação de conceitos de gamificação no design de uma interface digital. Para isso, foi desenvolvida a interface de um aplicativo móvel gerenciador de tarefas apoiada no método projetual de Garrett (2011), que se divide em cinco etapas: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície. A partir da finalização do estudo, foi possível compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto de interfaces digitais e como a mesma pode ser utilizada como fator de motivação para os usuários. Como resultado, obteve-se um protótipo funcional de alta fidelidade de um aplicativo gerenciador de tarefas para smartphones, que se diferencia dos demais pelo grau de motivação gerado ao usuário em função da inserção dos elementos gamificados.

Palavras-chave: Design de interação, interfaces, gamificação.