DESENVOLVIMENTO DE JOGO EM REALIDADE AUMENTADA/ ALTERNATIVA: O PROJETO "UNDERCOVER"

Autor(es) Mariana Michelotti
Orientador(es): Debora Aita Gasparetto
Ano: 2017

Os jogos são produtos que têm um aspecto lúdico bem visível e podem auxiliar em despertar interesse por assuntos não antes conhecidos do público. A relevância dessa pesquisa se justifica ao pensar no quanto os elementos oriundos dos jogos podem colaborar na comunicação, na disseminação, consumo de informações e em explorar como o Desenho Industrial pode fornecer valor diferenciado aos produtos digitais e experiências mais interessantes para os jogadores. Para um aprofundamento nesse questionamento, o presente trabalho consiste em investigar conceitos do mundo dos jogos e compreender métodos e princípios da área de Game Design, aspectos técnicos e processos da área de jogos bem como suas finalidades e limitações. O trabalho se estrutura em duas partes principais: referencial teórico e prático. Após a introdução, o segundo capítulo analisa diversos conceitos da área dos jogos que possam se relacionar com a proposta do projeto, tais como gamificação e serious games. O terceiro capítulo coloca no papel análises dos conceitos de realidade aumentada e alternativa, diferenciandoos, a fim de investigar as tecnologias apropriadas com o conceito que se busca desenvolver. O quarto estabelece fundamentos do game design e uma análise de processos e metodologias para a produção de jogos. O último aborda o resultado do estudo teórico: o desenvolvimento do conceito e interface do jogo mobile UnderCover e a elaboração de um protótipo interativo do jogo.