ATIVANDO O TURISMO EM SANTA MARIA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO

Autor(es) Guilherme da Silva Soares
Orientador(es): Debora Aita Gasparetto
Ano: 2017

Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo ajudar a melhorar o turismo na cidade de Santa Maria por meio da gamificação. Com o aumento do número de vendas de smartphones e a grande abrangencia das redes sem fio, a população acessa a internet de diversos lugares. A tecnologia vem melhorando a qualidade de vida das pessoas. O turismo acompanha esse desenvolvimento e vem utilizando cada vez mais esse acesso para informar. De modo geral esse projeto busca compreender como a gamificação ligada à mobilidade pode beneficiar a atividade turística da região central do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho iniciou com o estudo sobre jogos e gamificação, seguido por informações sobre Santa Maria. Para incentivar os turistas a utilizarem o aplicativo foi usada a técnica de gamificação, por meio de um sistema de pontos, medalhas, ranking e recompensas. Para a concepção do projeto foi utilizada a Metodologia do Projeto E – Metodologia projetual com Modelo de Aprendizagem Baseado em Projetos (MEURER, SZABLUK, 2010). Para o desenvolvimento do prototipo foi utilizado o Adobe Experience. Como resultado obteve-se a prototipação de um aplicativo que pode ser implementado na região para estimular o turismo.