SADHARA: PROTóTIPO DE APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE TAREFAS DE PROJETOS DE DESIGN PARA A PROJETAR EJ

Autor(es) Andressa Peruchena
Orientador(es): Debora Aita Gasparetto
Ano: 2017

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento do protótipo de um aplicativo gamificado para o acompanhamento de projetos realizados na Projetar – Empresa Júnior de Desenho Industrial, da ufsm. Após serem diagnosticados problemas internos de ordem organizacional, em relação aos projetos realizados na empresa, durante o período em que a autora atuou nos Departamentos de Projetos e de Gestão de Pessoas, optou-se por desenvolver o protótipo desta ferramenta, que propõe oferecer à equipe a possibilidade de atualizar o status de suas produções, de acordo com seu cronograma, e visualizar o status daquelas em que não possuem envolvimento, ocasionando em uma maior transparência interna. Para incentivar a organização das tarefas e melhorar a experiência de usuário, utiliza-se a estratégia de gamificar a interface, por meio de um sistema de pontos e recompensas. Para a concepção do aplicativo, foi utilizada uma metodologia que adapta o Projeto E – Metodologia Projetual como Modelo de Aprendizagem Baseada em Projeto (meurer; szabluk, 2010) associada à metodologia para soluções gamificadas, de burke (2015). Para a implementação do protótipo interativo, utilizou-se o software Android Studio.

Palavras-chave: Experiência de usuário. Gerenciamento de projetos.
Gamification.